Como escolher as músicas do casamento

Embora pareça um dos detalhes menos importantes, as músicas de um casamento fazem toda a diferença e costumam revelar um pouco do perfil dos noivos, caso eles sejam mais clássicos ou despojados, por exemplo. Como a maioria dos casamentos é dividida em duas partes – a cerimônia e a festa – as músicas importantes que irão compor esses dois momentos devem ser escolhidas a dedo e com antecedência.

  • Músicas para a cerimônia

Em primeiro lugar é preciso conversar com o responsável pela organização de eventos do local, seja uma igreja ou qualquer outro lugar, para saber se não há regras a serem seguidas. Algumas igrejas, por exemplo, delimitam a quantidade de abertura da porta, então é preciso estar atento a este tipo de detalhe.

Durante o cortejo, seguindo pela ordem comum das entradas, a primeira música que deve ser pensada é a dos pais e padrinhos. A Believe aconselha que seja uma única música para ambos pelo simples motivo de que, geralmente, os pais são apenas dois casais. Uma única música para eles ficaria curta demais, impedindo que todos possam sentir a emoção que a canção traria.

Na sequência vem a entrada do noivo, momento que com certeza também pede por uma música especial.

Caso não haja daminhas ou pajens anunciando a próxima – e tão esperada – entrada, é a vez da noiva. Muitas optam pela famosa marcha nupcial, mas há diversas opções de músicas para serem escolhidas para este momento. É preciso avaliar e ver qual combina mais com você.

O próximo instante que precisa de uma música específica para acompanhá-lo é a entrada das alianças (lembrando que a Believe aconselha que sejam utilizadas alianças fake neste momento; entenda o motivo. Crianças, animais, avós ou avôs, hoje em dia existem diversas opções de como as alianças podem chegar ao altar. Caso sejam crianças, músicas da Disney como A Bela e a Fera, Alladin, O Rei Leão, etc, são boas opções. Já para vovôs e vovós, algo mais leve, que lembre família pode ser uma boa.

Ainda envolvendo as alianças, para casamentos na igreja Católica Apostólica Romana, recomenda-se a música Ave Maria para a hora da bênção dos objetos.

Quase no fim da cerimônia, há dois momentos que ainda precisam de músicas específicas, que são: a assinatura da ata e os cumprimentos. Durante os beijos e abraços de “parabéns” dos pais e padrinhos, a Believe sempre indica a seguinte disposição: noivos parados e as pessoas indo até eles para os cumprimentos, mais por uma questão de organização, uma vez que as noivas geralmente carregam caudas e mantilhas que podem ser bem longas, dificultando o trajeto. Para este momento, é bom combinar com os responsáveis pelas músicas para ter pelo menos duas opções de canções, evitando que a mesma se repita várias vezes, podendo ficar cansativa.

Por fim, a saída dos noivos pede uma música que seja bem alegre, imprimindo um clima de “just married“, com animação e entusiasmo.

  • Músicas para a festa de casamento

Após a cerimônia, há uma pausa para as chamadas fotos protocolares, envolvendo os pais e padrinhos, juntamente com os noivos, claro. Enquanto isso, o restante dos convidados já está aguardando a chegada dos pombinhos no local da festa – mesmo que a cerimônia e a festa sejam feitas no mesmo lugar, há esse momento de transição de um local para o outro.

Após essas fotos, é super importante que haja uma música específica para a entrada dos noivos no local da festa. Canções agitadas e chamativas são boas pedidas e há casais que entram segurando bexigas ou sparkles, para tornar o momento ainda mais empolgante – tanto para eles, quanto para os convidados.

Muitos noivos dançam valsa ou montam algo coreografado para abrir a pista de dança. Sem dúvidas, é preciso analisar o estilo do casal e definir se haverá mesmo este momento e, caso haja, qual música será tocada nessa hora.

Por fim, o último instante que vale a pena pensar previamente em uma canção para ele é a jogada do buquê para as noivas e a jogada da caixa de whisky para os noivos (ou quaisquer outros objetos que queiram).

Definindo essa listinha de singles, a partir daí o repertório de músicas para tocar ao longo da festa pode ser visto com o DJ ou com a banda, para que o casamento tenha a cara dos noivos e seja inesquecível.

No vídeo abaixo, a gente fala um pouco mais sobre essa dica. Veja aqui:

Ah, e para entender mais detalhadamente os serviços prestados por uma assessora e solicitar um orçamento, não deixe de ver nossos tipos de pacotes. Clique Aqui.

Entre em contato com a Believe Assessoria em Casamentos. (Clique AQUI)

Um grande beijo,

Equipe  Believe Assessoria 

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *